Ivan Bittencourt Jr participa do Setembro Amarelo na Escola Zilá Paiva

A escola realizou uma roda de bate-papo sobre o tema de prevenção a vida e a ajuda para o combate ao crescente índice de suicídios no Brasil.


A Escola Municipal Zilá Paiva Rodrigues Jardim realizou, no último dia 27 de setembro, uma roda de bate-papo com os alunos dos anos finais do ensino fundamental para conscientização em relação a valorização da vida na passagem do #setembroamarelo.

O Setembro Amarelo é incentivado no Brasil desde 2015, quando o índice de suicídio no país atingiu um nível alarmante. Segundo matéria recente no portal de jornalismo G1 (clique aqui para ler), a cada 46 minutos temos um caso no Brasil.

Na roda de bate-papo, acompanhado pela psicóloga Bianca, da equipe da Secretaria Municipal de Educação, da orientadora da escola Jaqueline Freitas, da equipe diretiva e de professores, os alunos ouviram atentamente algumas das histórias do próprio escritor, Ivan Bittencourt Jr, nos seus desafios diários, que de alguma forma o levaram a escrever a duologia Hey, Panda, que aborda temas como depressão, solidão, bulimia, excesso de redes sociais, bullying e outras pressões que os adolescentes conhecem bem. Também puderam compartilhar os seus medos, dúvidas, incertezas e exercitar na prática uma forma inicial de ajudar alguém que está com pensamento suicidas: Perceber e Ouvir.

A Depressão, uma das grandes causas que pode levar ao suicídio em casos extremos, muitas vezes não vem acompanhada de sinais visíveis, por isso é muito importante estarmos atentos aos que estão perto da gente, pois mesmo que não demonstrem, podem estar precisando de ajuda.

Uma frase que ficou marcada no dia foi:

Procure ajuda, procure ajudar!


0 visualização